Se você deseja conquistar mais clientes para o seu negócio, você precisa conhecer o funil AIDA.
O que é o Funil AIDA?
O ano é 2021. Imagine um cliente potencial da sua empresa sendo bombardeado por informações a todo momento na internet.
Você precisa guiá-lo até sua página de vendas, porém há centenas de anúncios, por todos os lados… E você se pergunta: qual estrutura meu anúncio deveria ter para chamar a atenção do meu futuro cliente?
Espere… Antes de falar de uma estrutura prática que você deve usar, quero comunicar que ela existe. O nome é A.I.D.A.
Não, esse modelo não foi criado por um guru do marketing que você viu no instagram vendendo um curso.
O criador foi um homem, especificamente um advogado e publicitário do século XlX, cujo o nome é Elias St. Elmo Lewis. O objetivo era explicar o processo que um vendedor utiliza para guiar um potencial cliente até a compra.
Certo, mas não respondi o que significa esse acrônimo, então vou mostrar agora: Atenção, Interesse, Desejo, Ação.
Nas palavras deles para um processo de venda efetivo devemos passar por 3 fases: “Atrair atenção, manter o interesse, criar o desejo”. Ação foi incorporado mais tarde, porque é a sucessão lógica dos 3 estágios anteriores.
Percebe-se que esse funil acompanha a jornada do cliente do início ao fim. Apesar de ter sido lançado em outro século, muitos profissionais de marketing digital usam ou se inspiram nesse passo a passo.
Sim, chegou a hora de responder sua pergunta.
Qual a estrutura do Funil AIDA?
Lembra do acrônimo? Vamos olhar mais a fundo seus elementos.
Atenção:
Faça o consumidor olhar o seu anúncio. Apesar de parecer simples e intuitivo que o modelo comece dessa forma… Bom, pode ser intuitivo, mas simples não é.
Você pode ter o melhor produto, mas se você não convencer o cliente a clicar no link do seu site, todo o seu trabalho vai por água abaixo.
Além disso, muitos anúncios são feitos com imagens em redes sociais. Se a sua imagem não tiver uma ótima qualidade, pode ter certeza de que sua publicidade será um fracasso.
Sendo simplista, se a empresa não teve a preocupação de usar uma imagem de qualidade em um anúncio, quem dirá como deve ser a qualidade do produto que está sendo ofertado.
Não economize na qualidade e otimização do banner do seu anúncio. Use um texto convincente para que o cliente ignore tudo ao redor e fixe o olhar em sua propaganda.
Interesse:
Você já tem a atenção do seu cliente, mas ele precisa de mais, ele quer saber todos os detalhes do seu produto, isto é, não as características apenas… Guarde isso que vou te dizer: o cliente quer saber os benefícios do produto e como será resolvido as dores dele ao utilizar o que você está oferecendo.
Não basta fornecer os benefícios, você precisa dizer o que seu produto se diferencia da concorrência. Quais os aspectos dele que superam os demais.
Desejo:
Não é a última etapa, mas é o que leva à ela. De o toque final no anúncio, ofereça a garantia de 7 dias, 1 mês ou eterna, ou seja, ofereça um canal para atendimento exclusivo pra ele. De a confiança que ele precisa pra efetuar a compra.
Use a prova-social, ou seja, depoimentos de clientes que você já tenha, testemunhos reais de como o seu produto mudou a vida deles. Não falsifique ou manipule. Ninguém gosta de mentirosos.
Ação:
Vou te contar uma pequena história, está preparado?
Você tem um produto excelente, um produto com benefícios surpreendentes. Inúmeros depoimentos na sua carta de vendas comprovam que você é uma autoridade no seu ramo. A garantia do seu produto é eterna e você tem um suporte incrível, de forma exagerada.. você até vai passar o número do seu celular pra caso o cliente tiver qualquer problema.
Sim, você deve estar pensando “UAL a venda é minha”.
No momento final, quando o cliente já estava desejando o seu produto mais do que um feriado no mês de agosto, ele simplesmente fica confuso na página e não sabe como efetuar a compra.
Essa história triste aconteceu, porque não teve uma uma call-to-action (chamada para ação) eficiente.
Uma call-to-action é uma frase que leva o potencial cliente a realizar determinada ação. Essa frase é tão poderosa que pode fazer, como foi visto, o processo inteiro de venda ser um fracasso.
Utilizando verbos de ação para o cliente saber especificamente o que fazer após a leitura da carta de vendas e demonstrar o valor oferecido, você conseguirá fazer com maestria sua venda.
Quer um exemplo? Eu te digo. Uma possível call-to-action específica e que atrai pelo valor oferecido seria: “Teste gratuitamente nossa plataforma”.
Não há dúvidas que se clicar em cima dessa frase, você irá testar a plataforma. Além disso, todo mundo gosta de coisas grátis e é exatamente isso que você está gerando de valor pro cliente.
Use o Funil AIDA e teste muito!
Chame a atenção, desperte o interesse, gere o desejo e faça o seu cliente tomar uma ação.
Fazendo sua publicidade com essa estrutura, você terá o poder da persuasão em suas mãos. Ademais, o leitor mais atento percebeu que faltou algo. Sim, os testes.
Você só saberá o sucesso da sua campanha com dados reais. É necessário otimizar título, texto e imagem para entender qual converte mais.
Verifique a possibilidade de fazer 5 criativos do mesmo produto ou serviço. Alterne entre elas, faça anotações e examine os elementos que fazem a diferença em cada um. A partir disso, escolha o vencedor e faça as devidas correções/otimizações.
A única certeza que você terá em sua campanha sem fazer testes é a impossibilidade de agradar o mundo todo. Por isso, faça o melhor para o seu público.
Seja coerente, realista e demonstre confiança em suas palavras.
Poderia dar exemplos de produtos inúteis com propagandas engenhosas, mas quem sabe outro dia…
Você pode vender o que quiser se o seu anúncio for forte. Isso incluí pedras de estimação ou ar enlatado.
Porém, lembre-se dessa frase:
Um anúncio fraco nunca conseguirá vender nada.
Saiba mais em: